top of page


PRÉ-DIVERGÊNCIA
DIVERGÊNCIA
NOVA CAPITAL
1960
1970-1980
1980-1990
1990



1945 – A vitória dos aliados e a rendição do Japão marcam o fim da Segunda Guerra Mundial.
1945 – Premeditando um golpe militar, Getúlio Vargas renuncia marcando também o fim do período a ser chamado de Estado Novo, instaurado pelo mesmo em 1937.
1950 – Getúlio decide concorrer mais uma vez a eleição presidencial mesmo sobre forte pressão do Superior Tribunal Eleitoral na época e de opositores ferrenhos, entre eles o mais famoso Carlos Lacerda.
1950 – Getúlio Vargas é eleito Presidente da República pela segunda vez.



1950 – O Brasil derrota o Uruguai na antológica final da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã e sagra-se Campeão pela primeira vez.
1950 – A TV Tupi é inaugurada pelo jornalista Assis Chateaubriand em São Paulo e se torna a primeira emissora de televisão do Brasil e da América Latina.
1952 – É assinado um acordo de cooperação e ajuda militar entre o Brasil e os Estados Unidos.
1953 – É criada a Petrogás S.A.
1953 – A TV Record é inaugurada pelo empresário Paulo Machado de Carvalho em São Paulo.
1954 – Em uma tentativa fracassada de um atentado contra Getúlio, Carlos Lacerda e seus apoiadores são presos.



1954 – Depois de investigações mais apuradas, é descoberto todo um esquema para forçar a deposição do presidente e a instauração de um golpe militar. Toda a cadeia de comando das forças armadas é detida e novos integrantes tomam o posto, esses tendo total lealdade ao governo federal.
1955 – Após os eventos do ano anterior, Getúlio decide cancelar as eleições presidenciais deste ano e estender o seu mandato por mais cinco anos.
1955 – Com a benção de Getúlio, Juscelino Kubitscheck traça os planos e metas para a construção da nova capital federal em meio ao planalto central.
1960 – Brasília, a nova capital planejada do Brasil é inaugurada.
1960 – A TV Tupi Brasília é inaugurada.



1960 – Indicado abertamente por Getúlio, Juscelino Kubitscheck se candidata a presidência.
1960 – Juscelino Kubitschek é eleito Presidente da República pela primeira vez.
1960 – A TV Excelsior é inaugurada por Mário Wallace Simonsen em São Paulo.
1962 - Visando o investimento em energia nuclear, é criada a empresa estatal Nucleabras.
1965 – A TV Globo é inaugurada pelo jornalista Roberto Marinho no Rio de Janeiro.
1965 – A companhia de aviação Panair do Brasil é revitalizada e passa a expandir sua operação para mais terminais nacionais e internacionais.



1970 – A TV Excelsior compra parte das concessões da TV Globo e se torna a segunda maior emissora em atividade no país, atrás apenas da Rede Tupi.
1971 – É inaugurada pela Nucleabras no Rio de Janeiro Angra I, a primeira central nuclear a operar no país.
1978 – A TV Tupi inicia a construção de uma torre de transmissão em São Paulo planejada para ser a maior da América do Sul.
1980 – A TV Tupi inaugura sua nova torre de transmissão em São Paulo.
1982 – São inauguradas pela Nucleabras a segunda central nuclear Angra II no Rio de Janeiro e a primeira central nuclear do Centro-Oeste em Goiânia.
1985 – Tancredo Neves é eleito Presidente da República e reeleito novamente na eleição seguinte.
.jpg)
.jpg)

1985 – Após uma tentativa frustrada de compra por Edir Macedo, a TV Record é extinta e suas concessões são adquiridas pelo então empresário Senor Abravanel.
1987 – Após falha humana, a central nuclear de Goiânia explode causando o maior acidente radiológico do país e o segundo maior do mundo atrás apenas de Chernobyl.
1991 – Após novas concessões serem cedidas pela então enfraquecida TV Globo, a CBC é inaugurada pelo empresário Senor Abravanel em São Paulo.
1994 – Após dois mandatos consecutivos de Tancredo, o mais novo e notório candidato Enéas Carneiro é eleito Presidente da República pela primeira vez.


.jpg)
1995 – Um ano após ser eleito, Enéas põe fim ao acordo de cooperação militar com os Estados Unidos sancionado em 1952 ainda no governo de Getúlio Vargas. Essa ação foi aclamada por grande parte da população e vista como negativa pelo ex-presidente Tancredo Neves e seus aliados.
1995 – Enéas traça um plano para o encerramento das exportações e uso de minérios extraídos em território nacional.
1995 – É iniciado o processo de exploração, refinamento e enriquecimento de Urânio em território brasileiro.
1998 – Enéas se reelege para um segundo mandato na presidência e começa a traçar planos e metas para o seu projeto mais ambicioso e símbolo de sua política nacionalista: A bomba atômica.






























JOGO
MAPA
MÍDIA
bottom of page




